Depoimento do ex-bolsista Rubens

Me chamo Rubens Miguel, fui bolsista da primeira chance entre 2014 e 2017. Eu sempre sonhei em mexer com algo ligado a tecnologia. Hoje, estou na graduação de Engenharia Eletrônica no ITA, e isso me dá a possibilidade de realizar alguns dos meus sonhos. Agora, não quero apenas mexer com tecnologia, meu desejo é transformar a vida das pessoas através da tecnologia.

E porque o ITA é o local perfeito para isso?

Bem, primeiro é importante dizer que toda história tem seus pontos de vista e no meio disso tudo, sempre há mentiras amplamente difundidas e verdades cuidadosamente ocultadas. Sobre o ITA, também existem alguns mitos e verdades.

Mitos:

  • É uma faculdade para gênios
  • O nível da faculdade é desumano
  • Os alunos do ITA não têm vida social
  • Grade curricular extremamente rígida

Verdades:

  • É a melhor faculdade de engenharia do Brasil
  • Seus alunos são pessoas muito capacitadas
  • Você aprende muito com as pessoas que estudam aqui
  • Existem as iniciativas onde os alunos se juntam para desenvolver projetos de Robótica, Computação, Aeronáutica, etc.

Quando eu era bolsista da Primeira Chance não sabia muito bem de tudo isso. A mentoria foi um programa fundamental na tomada de decisões principalmente nesse período de pré-vestibular. É um programa que realmente motiva você. E eu tive a sorte de ser esclarecido por alguém que também teve a sorte de estudar no ITA.

“Quando somos aprovados no ITA recebemos uma ligação antes de sair a lista. No meu caso, essa ligação demorou a acontecer, por isso, eu, no dia do resultado, achei que não tinha passado e estava muito triste, contudo, repentinamente, meu telefone tocou e era a ligação da aprovação. Eles disseram “você foi aprovado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica” e uma felicidade tomou conta de mim, eu gritei, pulei, foi incrível. Após a euforia, só me restava um sentimento de alívio e de missão cumprida.”

A adaptação foi difícil. Mudar sempre é difícil. Mas aos poucos fui pegando o ritmo, fazendo amigos e crescendo no Instituto. E sempre bate aquela saudade da família, dos amigos e da cidade.

Se eu pudesse deixar uma mensagem para os bolsistas que estão nessa mesma jornada, eu diria que:

Não desistam dos seus sonhos. Sei que muitas vezes parece difícil, bate um desânimo e pensamos que não vale a pena continuar, mas lembrem que vocês têm a capacidade de transformar o país e até o mundo. Lembrem que uma vida sem sonhos é uma vida sem graça, lutem por seus sonhos. Lutem e não percam as chances que aparecem, pois a vida é muito dura e as vezes temos a possibilidade de chegar onde poucos chegam e, consequentemente, fazer o que poucos fazem pelo mundo. Se esforcem, mas cuidem de vocês, cuidem da saúde física e mental de vocês, pois é muito importante que vocês estejam bem para alcançar seus sonhos. Assim, nunca desistam daquilo que é uma verdade para vocês, ou seja, daquilo que vocês sonham, lutem com todas as forças para alcançar isso para que um dia vocês nunca possam se arrepender. Por fim, deem o melhor de vocês!!”

Receba nossa newsletter por email.