Bolsistas fazem trilha no Vale do Rio Doce

 

Semana passada, no dia 25 de março, alguns dos nossos bolsistas do Espírito Santo puderam conhecer o Instituto Terra. A visita foi organizada pelo o Instituto Ponte, nosso parceiro nesse estado. Na trilha, os estudantes puderam conhecer melhor uma das áreas de preservação ambiental próximas ao Vale do Rio Doce, e sobre a importância da restauração da natureza; principalmente a da Mata Atlântica, que é um dos símbolos esquecidos da flora brasileira.

 

A área de preservação foi uma iniciativa de apenas duas pessoas, Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado (fotógrafo mineiro conhecido mundialmente por suas fotos humanísticas que denunciavam a realidade dos garimpos brasileiros). Hoje, a área já conta com mais de 7000 hectares em processo de restauração. Graças ao esforços do casal, a iniciativa foi premiada mundialmente e continua avançando na recuperação ambiental da área.

 

É necessário dizer, que iniciativas como essa são de extrema importância para o futuro do nosso País, pois possuímos a flora mais rica do mundo. De fato, a nossa diversidade ecológica sempre atraiu os olhares de pesquisadores do mundo inteiro mas, infelizmente foi invisibilizada pelos nossos governos e população durante muito tempo. No entanto, hoje, o número de iniciativas como esta tem crescido e vão gradativamente recuperando áreas da Mata Atlântica.

 

Ficamos felizes pelos estudantes que têm se envolvido nessas causas, pois acreditamos que alguns deles darão continuidade ao lindo trabalho que foi iniciado.

 

 

Receba nossa newsletter por email.