Processo seletivo 2019: a educação que transforma e mobiliza

O processo seletivo de bolsistas para o ano de 2019 foi finalizado. Nós, da Primeira Chance, estamos orgulhosos com os resultados e, por isso, gostaríamos de dividir um pouco dessas histórias de transformação com você, nosso apoiador.

Ao todo, foram 231 inscritos de seis estados diferentes. Desses, 141 foram aprovados para o teste presencial, e 31 avançaram para a última fase (as entrevistas). Finalmente, foram selecionados 10 alunos para fazer parte do nosso time em 2019.

Contudo, o mais prazeroso é ver que o impacto do nosso trabalho transcende esses números. Nessa edição, pudemos perceber o quanto as histórias contadas pelos próprios bolsistas repercutiram em suas cidades de origem Os municípios de Tauá, Capistrano, Jijoca e Madalena, em especial, puderam atestar o impacto multiplicador da educação com o crescimento do número de inscritos no nosso processo seletivo e o aumento do número de medalhistas nas olimpíadas.

Os resultados são belíssimos, como por exemplo, bolsistas regressando e criando projetos em suas cidades para preparar os alunos da rede pública de ensino e incentivá-los a participar de olimpíadas de conhecimento. Tudo isso, também, contando com o apoio e mobilização de prefeituras locais, que disponibilizam professores para oferecer cursos preparatórios ao processo seletivo da Primeira Chance.

As famílias passam a ter outra visão de futuro para seus filhos e, com o apoio delas, os próprios alunos passaram a sonhar ainda mais alto. Grande parte deles almejam por vagas em institutos federais de ensino técnico e outros destinos mais ambiciosos.

Nossa aposta é que a Primeira Chance alcance mais jovens que possuam potencial, mas são limitados pela falta de uma chance. Assim, nossa contribuição, é descobrir esses jovens e oferecer-lhes o acesso a uma educação de qualidade.

Receba nossa newsletter por email.